Os Diferenciais do Colégio Conhecer.
Educação Integral Bilíngue

O Programa Integral Bilíngue do Colégio Conhecer utiliza o sistema da maior empresa de Educação do Mundo: A Pearson (clique aqui para saber mais sobre a Pearson).

O programa Bilíngue promove formação educativa no contraturno oportunizando o desenvolvimento da língua inglesa de maneira mais natural e envolvente. O aluno é imerso em um ambiente acadêmico abrangente com duas horas aulas diárias, potencializando as quatro habilidades: “listening, speaking, reading and writing”.

Além disso, os alunos da educação integral bilíngue são assistidos através de atividades variadas, que incluem práticas físicas e esportivas, recreação, resolução supervisionada das tarefas escolares, momento de alimentação, higiene pessoal e descanso.

______________________________________________________________________________________

“O Colégio Conhecer possibilitou o método bilíngue de forma pioneira e corajosa. Minhas filhas tem carga horária de inglês que favorece o aprendizado diário e natural, supervisão de profissionais habilitados na execução das tarefas, além de atividades físicas compatíveis.
Considero que o método bilíngue trouxe benefícios na educação e qualidade de vida da minha família e espero que possamos colher frutos maiores e melhores no futuro.”

Glauco Tinoco – Cirurgião Dentista e Pai de Alunas

Fazer Matrícula

Iniciação Científica

A iniciação científica no ensino fundamental I e II é um processo de aprendizagem que proporciona ao aluno em formação estabelecer conexões com o conhecimento científico e o mundo à sua volta.

Desenvolve habilidades de questionamento, investigação, formulação e resolução de situações problemas por meio de atividades problematizadoras através das dimensões ciência, tecnologia, sociedade e ambiente promovendo grandes mudanças na forma que vivemos, pensamos e atuamos em sociedade.

Um ensino para além da sala de aula que possibilita ao estudante tecer relações entre os saberes culturais, sociais, históricos, populares e o mundo contemporâneo.

Assim Chassot (2000) nos convida a refletir acerca desse processo:
“… a ciência está, inclusive, nas pequenas coisas e não é exclusividade dos cientistas. O educando lê melhor o mundo a sua volta, tornando-se mais capaz de interagir e interferir na sua realidade”.

Jiu-Jitsu

O Jiu-jitsu é uma arte marcial milenar com origem nos templos budistas da Índia. Reza a lenda que, a partir da necessidade de defesa dos ataques sofridos durante as peregrinações, os monges desenvolveram o jiu-jitsu como maneira de neutralizar os agressores. A ideia era neutralizar sem agredir, pois a utilização da violência iria contra os seus princípios. Além disso, a meta era controlar os agressores e buscar a conversão destes em discípulos, fechando assim o ciclo da violência e perpetuando a missão educativa espiritual dos missionários em peregrinação.

Com o passar dos séculos o jiu-jitsu sofreu modificações, se transformou em esporte e ganhou projeção na mídia. Porém, sua base não violenta ainda continua como um princípio forte da prática, na qual os movimentos consistem em projeções (quedas e derrubadas) e finalizações (torções, estiramentos das articulações e estrangulamentos), sendo estritamente proibidos golpes traumáticos como socos e chutes.

Em relação ao contexto escolar, podemos perceber a coerência educativa do jiu-jitsu com uma educação integral, que se preocupa com o desenvolvimento de um educando capaz de se relacionar melhor consigo mesmo, com os outros e com os variados aspectos da vida em sociedade. Baseado em uma ética de paz e valorização da vida, o jiu-jitsu pode impactar positivamente na formação integral do educando, uma vez que contribui com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como o autoconhecimento, a autoconfiança, o gerenciamento das emoções e o desenvolvimento da disciplina pessoal.

Sobre os benefícios pedagógicos trazidos pela prática do jiu-jitsu, podemos destacarvantagens em relação aos seguintes aspectos:

  • Físico: o educando ganha flexibilidade, agilidade,força, condicionamento cardiovascular e consciência corporal.
  • Cognitivo: o educando estabelece novas áreas de conexão cerebral que favorecem a incorporação de conhecimentos, valores, atitudes e habilidades.
  • Psicológico: o educando desenvolve habilidades interpessoais e intrapessoais como o autoconhecimento, autocontrole, autoconfiança, autoestima e autodeterminação.
  • Filosófico: o educando entra em contato com uma cultura de paz, reflete sobre as virtudes humanas e desenvolve uma ética de respeito pela vida em todas as suas manifestações.

Entrar em Contato

Musicalização

Segundo Gardner, em sua teoria das múltiplas inteligências, temos variados tipos de inteligências que podem ser desenvolvidas de acordo com as oportunidades educativas que temos ao longo da vida. Uma das inteligências destacadas por esse autor é a inteligência musical.

O Colégio Conhecer, compreendendo que a boa educação é aquela que promove o desenvolvimento integral do educando, investe na musicalização como mais um dos recursos que fomentam a formação. Assim, a musicalização é uma das ações pedagógicas do Conhecer que pretende gerar espaço para que o educando desenvolva a capacidade de percepção musical e também a sensibilidade necessária para se expressar utilizando essa inteligência criativa e artística.

As atividades de musicalização do Colégio acontecem pela vivência lúdica e experimentação dos recursos básicos da música, visando o aperfeiçoamento da percepção dos sons, o desenvolvimento da imaginação, memorização e capacidades motoras. Entendemos queo experimento e a vivencia da inteligência musical pode gerar impactos positivos também para o desenvolvimento lógico e criativo.

Entrar em Contato

Infraestrutura

Além de investir na estrutura subjetiva, que são os programas pedagógicos e os ideais formativos, o Colégio Conhecer também investe fortemente na estrutura física.

Entendemos que o ambiente físico também educa, pois, se um estudante encontra um espaço limpo, organizado, alegre e bem equipado, ele terá mais condições de sucesso na sua trajetória escolar e, além disso, ele também desenvolverá mais organização e cuidado com espaços e equipamentos.

Uma estrutura adequada e bem cuidada representa um sinal de respeito aos educandos e educadores, que respondem positivamente, pois o educando fica mais estimulado para a aprendizagem e o educador se sente mais seguro quando encontra boas condições para o seu trabalho.

O Colégio Conhecer adequou seus espaços para cada etapa da educação básica. A educação infantil conta com o “Espaço Kids” que tem estrutura totalmente pensada para que as crianças possam ser acolhidas e convivam de forma autônoma e respeitosa com seus colegas, explorando o espaço e interagindo ludicamente, possibilitando desenvolvimento emocional, social, cognitivo e motor.

Para os ensinos fundamental e médio, além de espaço amplo para convivência e prática de atividades esportivas, garantimos também salas equipadas para contextualizar o ensino dos conteúdos, como laboratórios de ciências, informática e robótica.

Todas as salas e também o auditório, estão organizados para a utilização de recursos midiáticos que possam contribuir com a aprendizagem. Assim, gostamos de cuidar do espaço físico de forma que ele fique agradável, funcional e pedagogicamente coerente com as ações desenvolvidas no Conhecer.

Agendar uma Visita

Aplicativo Agenda Digital

O Colégio Conhecer utiliza os aplicativos de agenda escolar Kids e Teen. Esses dois recursos vão além de uma simples agenda digital. Trata-se de um instrumento fundamental para que o Colégio garanta uma comunicação fluida com os educadores familiares.

Além de ser prática e segura, a agenda adotada pelo Conhecer permite uma comunicação em tempo real e possibilita que tenhamos o registro de todas as informações e orientações pedagógicas direcionadas aos educadores escolares, familiares e educandos. Tudo isso, podendo ser acessado 24hs em qualquer lugar pelo celular, tablet ou computador. A comunicação integrada com a escola favorece a educação do seu filho e contribui com a organização escolar.

Na estrutura dos aplicativos de agenda encontramos uma aba para os comunicados, que trazem os informes sobre feriados, reuniões de pais e mestres, matrículas e avisos gerais. Também temos um espaço para registro dos eventos e você receberá lembretes sobre cada um deles. Para recados e informações rápidas, temos o espaço de mensagens, que estabelece um contato direto entre os responsáveis e o colégio. Você também poderá acompanhar as atividades de sala e lições de casa na aba de atividades. Além disso, encontrará também um mural de fotos.

Saber Mais

Disciplina Filosofia

Respaldado pelas reflexões sobre a filosofia e a educação, o Colégio Conhecer percebe a importância do “filosofar” para o processo de ensino e aprendizagem. Por isso, incluímos a filosofia desde o ensino infantil, mesmo sendo ela um conteúdo específico do Ensino Médio, pois se trata de uma grande aliada na promoção e reflexão para o desenvolvimento da postura crítica essencial para a aquisição de conhecimentos, valores, atitudes e habilidades.

A filosofia contribui com o desenvolvimento de uma educação que faz sentido para o educando, pois ele sai da postura passiva de receptor de informação e assume uma postura ativa de questionamento e investigação dos conteúdos curriculares, gerando mais sentido para a aprendizagem e, por isso mesmo, facilitando a aprendizagem.

Fazer Matrícula

Projeto Orientação Profissional

O Colégio Conhecer, compreende que o jovem precisa ter espaços de visualização do seu futuro e dos seus sonhos. Para dar conta dessa demanda, elaboramos o Projeto de Orientação Profissional, que promove encontros com abordagem das variadas facetas do mundo do trabalho. Essa ação pedagógica envolve levantamentos de habilidades e competências profissionais, testes psicológicos, conversas com profissionais de áreas diversas, dinâmicas e vivências voltadas para a reflexão sobre o “querer ser” de cada educando.

Nesse momento da vida escolar os educandos precisam se preparar para a vida acadêmica, mas, também precisam ser preparados para fazerem boas escolhas em relação às suas metas de realização pessoal e profissional. Por esse motivo, além de investir no desenvolvimento dos conteúdos necessários para o bom desempenho no ENEM, o Conhecer também viabiliza mensalmente palestras e encontros vivenciais que promovam a visão de futuro dos educandos. O foco maior está na 3ª série, mas o Projeto também envolve educandos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

Fazer Matrícula

Integral Bilíngue

O Programa Integral Bilíngue do Colégio Conhecer utiliza o sistema da maior empresa de Educação do Mundo: A Pearson (clique aqui para saber mais sobre a Pearson).

O programa Bilíngue promove formação educativa no contraturno oportunizando o desenvolvimento da língua inglesa de maneira mais natural e envolvente. O aluno é imerso em um ambiente acadêmico abrangente com duas horas aulas diárias, potencializando as quatro habilidades: “listening, speaking, reading and writing”.

Além disso, os alunos da educação integral bilíngue são assistidos através de atividades variadas, que incluem práticas físicas e esportivas, recreação, resolução supervisionada das tarefas escolares, momento de alimentação, higiene pessoal e descanso.

________________________

“O Colégio Conhecer possibilitou o método bilíngue de forma pioneira e corajosa. Minhas filhas tem carga horária de inglês que favorece o aprendizado diário e natural, supervisão de profissionais habilitados na execução das tarefas, além de atividades físicas compatíveis.

Considero que o método bilíngue trouxe benefícios na educação e qualidade de vida da minha família e espero que possamos colher frutos maiores e melhores no futuro.”

Glauco Tinoco – Cirurgião Dentista e Pai de Alunas

Fazer Matrícula

Iniciação Científica

A iniciação científica no ensino fundamental I e II é um processo de aprendizagem que proporciona ao aluno em formação estabelecer conexões com o conhecimento científico e o mundo à sua volta.

Desenvolve habilidades de questionamento, investigação, formulação e resolução de situações problemas por meio de atividades problematizadoras através das dimensões ciência, tecnologia, sociedade e ambiente promovendo grandes mudanças na forma que vivemos, pensamos e atuamos em sociedade.

Um ensino para além da sala de aula que possibilita ao estudante tecer relações entre os saberes culturais, sociais, históricos, populares e o mundo contemporâneo.

Assim Chassot (2000) nos convida a refletir acerca desse processo:
“… a ciência está, inclusive, nas pequenas coisas e não é exclusividade dos cientistas. O educando lê melhor o mundo a sua volta, tornando-se mais capaz de interagir e interferir na sua realidade”.

Jiu-Jitsu

O Jiu-jitsu é uma arte marcial milenar com origem nos templos budistas da Índia. Reza a lenda que, a partir da necessidade de defesa dos ataques sofridos durante as peregrinações, os monges desenvolveram o jiu-jitsu como maneira de neutralizar os agressores. A ideia era neutralizar sem agredir, pois a utilização da violência iria contra os seus princípios. Além disso, a meta era controlar os agressores e buscar a conversão destes em discípulos, fechando assim o ciclo da violência e perpetuando a missão educativa espiritual dos missionários em peregrinação.

Com o passar dos séculos o jiu-jitsu sofreu modificações, se transformou em esporte e ganhou projeção na mídia. Porém, sua base não violenta ainda continua como um princípio forte da prática, na qual os movimentos consistem em projeções (quedas e derrubadas) e finalizações (torções, estiramentos das articulações e estrangulamentos), sendo estritamente proibidos golpes traumáticos como socos e chutes.

Em relação ao contexto escolar, podemos perceber a coerência educativa do jiu-jitsu com uma educação integral, que se preocupa com o desenvolvimento de um educando capaz de se relacionar melhor consigo mesmo, com os outros e com os variados aspectos da vida em sociedade. Baseado em uma ética de paz e valorização da vida, o jiu-jitsu pode impactar positivamente na formação integral do educando, uma vez que contribui com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como o autoconhecimento, a autoconfiança, o gerenciamento das emoções e o desenvolvimento da disciplina pessoal.

Sobre os benefícios pedagógicos trazidos pela prática do jiu-jitsu, podemos destacarvantagens em relação aos seguintes aspectos:

  • Físico: o educando ganha flexibilidade, agilidade,força, condicionamento cardiovascular e consciência corporal.
  • Cognitivo: o educando estabelece novas áreas de conexão cerebral que favorecem a incorporação de conhecimentos, valores, atitudes e habilidades.
  • Psicológico: o educando desenvolve habilidades interpessoais e intrapessoais como o autoconhecimento, autocontrole, autoconfiança, autoestima e autodeterminação.
  • Filosófico: o educando entra em contato com uma cultura de paz, reflete sobre as virtudes humanas e desenvolve uma ética de respeito pela vida em todas as suas manifestações.

Entrar em Contato

Musicalização

Segundo Gardner, em sua teoria das múltiplas inteligências, temos variados tipos de inteligências que podem ser desenvolvidas de acordo com as oportunidades educativas que temos ao longo da vida. Uma das inteligências destacadas por esse autor é a inteligência musical.

O Colégio Conhecer, compreendendo que a boa educação é aquela que promove o desenvolvimento integral do educando, investe na musicalização como mais um dos recursos que fomentam a formação. Assim, a musicalização é uma das ações pedagógicas do Conhecer que pretende gerar espaço para que o educando desenvolva a capacidade de percepção musical e também a sensibilidade necessária para se expressar utilizando essa inteligência criativa e artística.

As atividades de musicalização do Colégio acontecem pela vivência lúdica e experimentação dos recursos básicos da música, visando o aperfeiçoamento da percepção dos sons, o desenvolvimento da imaginação, memorização e capacidades motoras. Entendemos queo experimento e a vivencia da inteligência musical pode gerar impactos positivos também para o desenvolvimento lógico e criativo.

Entrar em Contato

Infraestrutura

Além de investir na estrutura subjetiva, que são os programas pedagógicos e os ideais formativos, o Colégio Conhecer também investe fortemente na estrutura física.

Entendemos que o ambiente físico também educa, pois, se um estudante encontra um espaço limpo, organizado, alegre e bem equipado, ele terá mais condições de sucesso na sua trajetória escolar e, além disso, ele também desenvolverá mais organização e cuidado com espaços e equipamentos.

Uma estrutura adequada e bem cuidada representa um sinal de respeito aos educandos e educadores, que respondem positivamente, pois o educando fica mais estimulado para a aprendizagem e o educador se sente mais seguro quando encontra boas condições para o seu trabalho.

O Colégio Conhecer adequou seus espaços para cada etapa da educação básica. A educação infantil conta com o “Espaço Kids” que tem estrutura totalmente pensada para que as crianças possam ser acolhidas, para que convivam de forma autônoma e respeitosa com seus colegas, explorando o espaço e interagindo ludicamente, possibilitando desenvolvimento emocional, social, cognitivo e motor.

Para os ensinos fundamental e médio, além de espaço amplo para convivência e prática de atividades esportivas, garantimos também salas equipadas para contextualizar o ensino dos conteúdos, como laboratórios de ciências, informática e robótica.

Todas as salas e também o auditório, estão organizados para a utilização de recursos midiáticos que possam contribuir com a aprendizagem. Assim, gostamos de cuidar do espaço físico de forma que ele fique agradável, funcional e pedagogicamente coerente com as ações desenvolvidas no Conhecer.

Agendar uma Visita

Agenda Digital

O Colégio Conhecer utiliza os aplicativos de agenda escolar Kids e Teen. Esses dois recursos vão além de uma simples agenda digital. Trata-se de um instrumento fundamental para que o Colégio garanta uma comunicação fluida com os educadores familiares.

Além de ser prática e segura, a agenda adotada pelo Conhecer permite uma comunicação em tempo real e possibilita que tenhamos o registro de todas as informações e orientações pedagógicas direcionadas aos educadores escolares, familiares e educandos. Tudo isso, podendo ser acessado 24hs em qualquer lugar pelo celular, tablet ou computador. A comunicação integrada com a escola favorece a educação do seu filho e contribui com a organização escolar.

Na estrutura dos aplicativos de agenda encontramos uma aba para os comunicados, que trazem os informes sobre feriados, reuniões de pais e mestres, matrículas e avisos gerais. Também temos um espaço para registro dos eventos e você receberá lembretes sobre cada um deles. Para recados e informações rápidas, temos o espaço de mensagens, que estabelece um contato direto entre os responsáveis e o colégio. Você também poderá acompanhar as atividades de sala e lições de casa na aba de atividades. Além disso, encontrará também um mural de fotos.

Saber Mais

Disciplina Filosofia

Respaldado pelas reflexões sobre a filosofia e a educação, o Colégio Conhecer percebe a importância do “filosofar” para o processo de ensino e aprendizagem. Por isso, incluímos a filosofia desde o ensino infantil, mesmo sendo ela um conteúdo específico do Ensino Médio, pois se trata de uma grande aliada na promoção e reflexão para o desenvolvimento da postura crítica essencial para a aquisição de conhecimentos, valores, atitudes e habilidades.

A filosofia contribui com o desenvolvimento de uma educação que faz sentido para o educando, pois ele sai da postura passiva de receptor de informação e assume uma postura ativa de questionamento e investigação dos conteúdos curriculares, gerando mais sentido para a aprendizagem e, por isso mesmo, facilitando a aprendizagem.

Fazer Matrícula

Orientação Profissional

O Colégio Conhecer, compreende que o jovem precisa ter espaços de visualização do seu futuro e dos seus sonhos. Para dar conta dessa demanda, elaboramos o Projeto de Orientação Profissional, que promove encontros com abordagem das variadas facetas do mundo do trabalho. Essa ação pedagógica envolve levantamentos de habilidades e competências profissionais, testes psicológicos, conversas com profissionais de áreas diversas, dinâmicas e vivências voltadas para a reflexão sobre o “querer ser” de cada educando.

Nesse momento da vida escolar os educandos precisam se preparar para a vida acadêmica, mas, também precisam ser preparados para fazerem boas escolhas em relação às suas metas de realização pessoal e profissional. Por esse motivo, além de investir no desenvolvimento dos conteúdos necessários para o bom desempenho no ENEM, o Conhecer também viabiliza mensalmente palestras e encontros vivenciais que promovam a visão de futuro dos educandos. O foco maior está na 3ª série, mas o Projeto também envolve educandos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

Fazer Matrícula