História do
Colégio Conhecer

Há mais de 45 anos nossa história se mistura com as histórias de muitos profissionais liberais, empreendedores e formadores de opinião da cidade de São Mateus. Por aqui passaram grandes pessoas e profissionais que hoje fazem uma sociedade melhor, mais justa e respeitada, construída sobre valores éticos e morais que reforçamos no ambiente escolar.
Inauguração do Colégio

Colégio Conhecer foi Inaugurado em 1978, em prédio próprio, com 50 educandos distribuídos entre o Pré e os dois primeiros anos do Ensino Fundamental.

O Sonho

Esse empreendimento pedagógico nasceu do sonho da mantenedora Srª Luzia Dutra Neves, que queria garantir para as crianças de São Mateus uma escola sintonizada com os ideais de uma formação crítica e humanizada. Esse ideal formativo que inspirou e alicerçou o projeto pedagógico do Conhecer apontava para o compromisso de formar pessoas conscientes de seus direitos e deveres, e, além disso, formar pessoas em uma perspectiva integral (que considera a integralidade do ser e propõe o equilíbrio de metodologias voltadas para o conhecimento racional, emocional, corporal, ético, estético, entre outras formas inteligências)

O objetivo

Todo esse pano de fundo de uma formação humana integral tem como objetivo central o desenvolvimento de um ser humano mais competente e realizado, com capacidade de estabelecer relações positivas de autocuidado, de cuidado com o outro, com o seu meio e com os valores éticos e as fontes de significado da existência humana.

Criar memórias

Além de uma formação ampla, sempre foi um valor importante para o Conhecer, criar memórias afetivas enriquecedoras, que sirvam de referência amorosa e estrutural para a vida dos educandos e, consequentemente, educadores.

Algumas fotos Marcantes – Década de 80

Clique e passe para o lado para participar de algumas das nossas memórias mais marcantes nos anos 80. :]

Algumas Fotos Marcantes – Década de 90

Clique e passe para o lado para participar de algumas das nossas memórias mais marcantes nos anos 90. :]

Implantação do Ensino Médio

Em 1992 foi implantado o Ensino Médio. Para isso, o Colégio teve que aumentar sua estrutura física e seus recursos humanos. Esse passo revela um espírito empreendedor da direção, porém, mais que isso, expressa o comprometimento com uma educação de qualidade do início da vida escolar até a sua formação para a vida acadêmica e profissional.

Algumas Fotos Marcantes – Anos 2000

Clique e passe para o lado para participar de algumas das nossas memórias mais marcantes entre 2000 e 2010. :]

Sistema de Ensino COC

Em 2008, a equipe gestora estabeleceu uma parceria com o Sistema de Ensino COC, favorecendo ainda mais o destaque no cenário educacional da cidade através do alto índice de aprovação e ingresso no ensino superior.

Algumas Fotos Marcantes – Anos 2010

Clique e passe para o lado para participar de algumas das nossas memórias mais marcantes a partir de 2010. :]

Programa Integral Bilíngue

Em 2017 o colégio implementou o Programa Integral Bilíngue,contemplando as turmas da Creche III ao 5º ano do Ensino Fundamental. Realizado em parceria com o Sistema Pearson, o Bilíngue reforça o compromisso que o Colégio tem com a formação de um cidadão do mundo e para o mundo.

Escola da Inteligência

Atentos ao aspecto da formação humana integral, a equipe gestora e pedagógica inicia uma parceria em 2018 com a Escola da Inteligência. Esse reconhecido programa trabalha no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, contribuindo com o desenvolvimento de uma inteligência muito central para o sucesso dos nossos educandos, a inteligência emocional.

Drive Thru do Dia do Estudante

As aulas estavam acontecendo online, devido ao estado de pandemia do Coronavírus, e tivemos o Drive Thru do Dia do Estudante (foi um momento emocionante devido ao distanciamento causado pela pandemia).

Retomada das aulas presenciais.

Após um longo período com aulas apenas online, por conta da Pandemia, enfim pudemos retornar com as aulas presenciais, com as devidas medidas de segurança.
Alegria e esperança.

Algumas Fotos Marcantes – 2022

Um ano de muitos desafios e muitas conquistas.
Clique e passe para o lado para participar de algumas das nossas memórias mais marcantes de 2022. :]

Novo Sistema de Ensino: Farias Brito

Em 2023, o Colégio adotou o Sistema de Ensino Farias Brito.

E quem sabe quais
momentos incríveis ainda estão por vir… :]