O nosso Colégio

Colégio Conhecer

MAIS QUE UMA ESCOLA

Transformando visões de futuro em realidade

DESÇA

O Colégio

O Colégio Conhecer é uma instituição privada que está completando 40 anos de serviço pela qualidade da educação. Preocupada com a formação das crianças e jovens de São Mateus, nossa equipe busca sintonizar seus planejamentos pedagógicos com o que há de mais moderno no mundo da educação. Estamos constantemente refletindo sobre os ideais formativos do século XXI e as implicações desse novo olhar nas metodologias, nas propostas curriculares e na gestão do processo ensino-aprendizagem. Entendemos os conteúdos da educação de forma ampliada, ou seja, além do conhecimento cognitivo, consideramos fundamental o desenvolvimento de valores, atitudes e habilidades.

Como base legal, procuramos concretizar o que determina a LDB, trazendo para a rotina escolar métodos e práticas que promovam a formação de um jovem autônomo, solidário e competente. Pensando nesse ideal de formação humana, queremos contribuir com a promoção de uma sociedade mais justa, democrática e sustentável.

Hoje em dia, além do desenvolvimento de conteúdos cognitivos, as grandes linhas de pensamento sobre a educação apontam para a necessidade de uma formação integral, que considere, além da cognição, os variados aspectos da personalidade humana.Nessa perspectiva, entendemos que a formação do educando deve considerar sua relação com o conhecimento, com as emoções, com a corporeidade e com as fontes de valores, sentido e significado da existência humana.

Atuando da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio Conhecer prima por um ensino que proporcione aos seus educandos condições de vislumbrar, planejar e empreender seus projetos de vida. Para isso, a proposta pedagógica propicia interações de diversas naturezas, como:

Escola da Inteligência;
Educação Integral Bilíngue;
Sistema COC de ensino;
Robótica;
Musicalização;
Jiu-jitsu;
Esportes coletivos;
Orientação profissional;

Entrar em Contato

Nossa Filosofia

Como toda organização de ensino brasileira, o Colégio Conhecer utiliza a LDB como base para declarar seus princípios pedagógicos e filosóficos. Considerando o ideal antropológico que está contido no artigo segundo desse documento, afirmamos que nossas metas formativas passam pela “formação plena” do educando. Assim, entendemos que a formação plena indica a necessidade de elaborar um plano pedagógico que considere a formação pessoal do educando, sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho. Além disso, esses ideais formativos se sustentam para o Conhecer, nos princípios de liberdade, nos ideais de solidariedade humana e no diálogo que viabiliza a reflexão e a incorporação de conhecimentos, valores, atitudes e habilidades.

Para concretizar os pensamentos aqui expostos, o Colégio Conhecer propicia, através do sociointeracionismo, vivências das mais diferentes naturezas, acreditando que a educação se faz no experimento da diversidade, que traz elementos privilegiados para o enriquecimento do “repertório” de valores e conhecimentos que o sujeito precisa para a realização plena que citamos acima.

Ainda é importante destacar que as metodologias utilizadas pela equipe pedagógica consideram o protagonismo juvenil, que envolve o educando em práticas e projetos, para que o mesmo possa aprender fazendo e de forma contextualizada. E se a participação juvenil é o meio pelo qual o educando aprenderá, a presença educativa do educador será a base fundamental que norteará o aprendizado.

Missão, Visão e Valores
Atuar como referência na educação de excelência; norteado por valores morais e éticos; proporcionando a formação integral do educando, alinhado ao propósito de uma vida com satisfação individual e melhor convivência social.
Promover o desenvolvimento de competências e habilidades, que proporcionem aos educandos o desempenho da autonomia, que pressupõe consciência, responsabilidade e o respeito às individualidades.

• Trabalho em equipe
  • Ética